segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Diário do NaNoWriMo - Falar sozinha é o menor dos meus problemas!

Comics por Debbie Ridpath (www.inkygirl.com)

Então, eu fiquei doente e isso me deixou para trás no National Novel Writing Month. Não tava conseguindo nem pensar direito, quanto mais escrever. Parece que quanto mais a gente precisa, mais aparecem obstáculos no caminho. Fora isso, eu tive que resolver a minha crise com o meu crítico interior, que aliás, não foi completamente ultrapassada mas parece estar caminhando melhor.

Fora isso, eu ainda tenho dificuldades em escrever do ponto de vista de alguém que está mais ou menos conhecendo o mundo pela primeira vez. Se tem uma coisa que esse texto vai precisar é de muita edição. Mas eu já sabia disso, até porque a idéia de escrever um livro em um mês já absurda o suficiente quando você pensa num rascunho, não tem como querer que ele saia a maior maravilha. Por essas e outras é que eu já me conformei que aquilo que estou escrevendo agora não é nada mais que um rascunho para o livro que eu pretendo escrever depois.

Mesmo assim, estou experimentando algumas das sensações que já vi escritores de verdade descreverem. A primeira eu já disse no post passado sobre o NaNoWriMo, que é o medo de escrever e o relacionamento conturbado com o crítico interior. Mas a mais legal e surpreendente delas, pelo menos pra mim, e é ver os personagens tomarem vida própria e começarem a fazer coisas que eu não estava planejando no começo. Pela estrutura da minha história, a maioria dos personagens não vai ficar em primeiro plano por muito tempo, mas a protagonista vai estar em todas as cenas e, ela que no começo era a maior pedra no meu sapato, agora está meio que aparecendo na minha frente e tomando para si os acontecimentos. O William Gibson disse que não gosta de escrever sabendo tudo dos seus personagens porque gosta de ser surpreendido por eles e, eu não sou nenhuma William Gibson e pode até parecer meio esquizofrênico, mas já fui surpreendida pela Alex (minha protagonista) em várias ocasiões enquanto escrevo. Mas vou parar por aqui, antes que pensem que estou louca.

Só pra terminar, dois videos que encontrei de um cara cantando sobre o NaNoWriMo. Eu achei genial e me identifiquei (especialmente com o segundo), mas não sei se alguém que não escreve vai gostar.

Good Ol' NaNoWriMo

I Am The Very Model Of A Wrimo Individual

0 comentários: